MENSAGEM DE ESPERANÇA

MENSAGEM DE ESPERANÇA
"Qundo as coisas vão erradas não pense que todos os seus esforços têm sido em vão. Talvez tudo tenha sido para melhor. Sorria... Experimente outra vez. Pode ser que o seu aparente fracasso venha a ser a porta mágica que o conduzirá para uma nova felicidade que você jamais conheceu. Você pode estar enfraquecido pela luta, mas não se considere vencido. Isso não quer dizer derrota. Não vale a pena gastar seu precioso tempo em lágrimas e lamentos. LEVANTE-SE. E enfrente a vida outra vez. E, se você guarda em mente o alto objetivo de suas aspirações, os seus sonhos se realizarão. Tire proveito dos seus erros. Colha experiências das suas dores. E, então, um dia você dirá: "Graças a Deus eu ousei experimentar, outra vez, e reencontrei a paz, o amor e a felicidade".

BUSQUE SEMPRE SABEDORIA

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Cacoal, Rondônia, Brazil
JOÃO DUARTE graduado em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS com Ênfase em Biotécnologia Licenciado e bacharel pela (UNIPAR) Universidade Paranaense Pr. Especialista em EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A PRÁTICA ESCOLAR pela(FACINTER)Faculdade Internacional de Curitiba Pr.Atuante na área da educação desde 2005 pela Secretária do Estado de Educação (SEDUC) e desde 2009 pela Secretária Municipal de Educação (SEMED).Professor da escola E.E.E.F.M HONORINA LUCAS DE BRITO e da E.M.E.F MARIA SOCORRO VIANA DE ALMEIDA. A educação é uma área que requer do educador e do educando desafios, pois no exercicio da atividade ensino aprendizagem requer de ambos imaginação, criatividade,habilidade, honestidade etc. Sem dúvida a educação é o eixo de transformação de um ser por isso deve ser levada com seriedade, responsábilidade e compromisso. O educador deve agir, sendo instrumento, ferramenta é o norteador dos desafios mas cabe a cada um dos educandos fazer a diferença (DUARTE 2011).

domingo, 15 de janeiro de 2012

PLANO ANUAL DE ENSINO 2012    
E.E.E.F.M HONORINA LUCAS DE BRITO 
Rua: Padre Manoel da Nóbrega nº 535. Nova Esperança

Cacoal – Rondônia
 BIOLOGIA








                                                       Prof. João Acemar Duarte
João Acemar Duarte. Graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS COM ÊNFASE EM BIOTECNOLOGIA LICENCIADO E BACHAREL concluiu graduação em Ciências Biológicas em 2004 pela (UNIPAR) Universidade Paranaense. Tem especialização em EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A PRÁTICA ESCOLAR, concluída em 2006 pela (FACINTER) Faculdade Internacional de Curitiba. Atuante na área da educação desde 2005 ministrando aulas nas disciplinas de Ciências e Biologia. É professor Nível II da Prefeitura Municipal de Cacoal. E Professor Nível III pela Secretaria de Estado da Educação de Rondônia. Participou de projetos de pesquisa na área de Educação Ambiental. Possui resumos publicados em ANAIS de Iniciação Científica da UNIPAR. Possui experiência também em ministrar palestras para adolescentes e jovens sobre sexualidade e gravidez precoce pelo projeto saúde e prevenção nas escolas.
A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.
CACOAL – RO 2012

                                                                
INTRODUÇÃO


               A biologia é una. Que quando estudada, em seus aspectos mais abrangentes, os ecossistemas, as populações, os indivíduos ou os seus órgãos, quer quando enfoca os mecanismos, em seus menores e mais complexos detalhes, em nível celular ou molecular, o biólogo está sempre voltado á compreensão de um único e mesmo fenômeno: a vida.
             É fundamental, portanto, que a vida, em toda a sua riqueza e diversidade de manifestações, seja, também, o fenômeno a ocupar o centro das atenções do ensino de biologia, dando-se prioridade aos aspectos integradores, em detrimento de conhecimentos muito específicos e descontextualizados.
             Em grande parte, essa nova proposta de como ensinar a biologia está relacionada á própria mudança, ocorrida nas últimas décadas e no seio da própria disciplina, de seu conceito fundamental – a vida.
           Se antes vida era caracterizada como substantivo, como “coisa”, a ser conhecida a partir do estudo de suas partes e em detalhes, hoje isso já não é mais possível. Integrados aos conhecimentos gerados pela física e pela química, os conhecimentos atuais da biologia impõem um novo conceito, em que a vida, enquanto fenômeno a ser investigado, passa a ser vista como verbo, como processo, como ação.
         Ao professor, essa nova visão sobre a vida impõe também uma mudança de metodologia no ensino: além de dar importância aos componentes que caracterizam a vida (os seus constituintes químicos, as organelas, as células, os tecidos etc.), ele deverá, agora, preocupar-se também com os “comportamentos” desses constituintes da vida, buscando tornar evidente a seus alunos os processos mais amplos em que eles estão envolvidos.
         Tendo em vista esse novo enfoque em relação a vida – e, portanto, em relação também á própria biologia – disciplinas, como a citologia, a histologia e a embriologia, antes tratadas de maneira isolada e estanque, devem passar a ser abordadas de maneira integrada, em vários momentos do curso e sob enfoque e níveis de aprofundamento também diferentes.
       Sob o fio condutor da biodiversidade ou á luz da evolução, os conteúdos específicos dessas disciplinas, antes considerados árduos e se prestando apenas á memorização, devem agora adquirir novo significado para os alunos, uma vez que se tornam Chávez para a resolução de problemas e a compreensão de processos importantes que envolvem, por exemplo, as interações entre os seres vivos e o ambiente (COSTA 2006).
Texto extraído do livro: Coleção explorando o ensino BIOLOGIA.
Referência bibliográfica.
Biologia: ensino médio / organizando a seleção de textos Vera Rita da Costa, Edson Valério da Costa. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. 125 p. (Coleção Explorando o Ensino; v. 6).


1º ANO REGULAR
BIMESTRAL

COMPETENCIA E HABILIDADES

1. Conhecer historicamente a biologia;
2. Entender o homem como ser biológico;
3. Identificar as principais aplicações do conhecimento em biologia;
4. Perceber ideologias e intenções no trato de determinados assuntos no livro didático;
5. Perceber a presença da biologia nas diversas áreas do conhecimento;
6. Identificar a presença de conhecimentos de outras áreas inseridos nos conteúdos de Biologia;
7. Compreender os diversos níveis de organização dos seres vivos;
8. Saber que os seres vivos podem ser classificados de acordo com muitos critérios;
9. Reconhecer a célula como uma estrutura de vida semi-independente;
10. Perceber a interação entre os diversos seres vivos e a contribuição disto na evolução.
11. Diferenciar os seres vivos pelo seu grau de complexidade;
12. Identificar os principais componentes químicos das células;
13. Conhecer os principais compostos que constituem um ser vivo;
14. Compreender as principais funções dos componentes químicos de uma célula e os mecanismos enzimáticos envolvidos;
15. Compreender as principais estruturas dos ácidos nucléicos;
16. Identificar a importância dos genes para a existência da vida no planeta;
17. Conhecer o mecanismo da fotossíntese;
18. Perceber a importância da produção energética durante a fotossíntese;
19. Compreender o mecanismo da respiração celular;
20. Identificar os principais meios de respiração encontrados entre os seres;
21. Perceber a célula como uma grande estrutura auto-organizativa;
22. Reconhecer a presença da membrana plasmática na célula;
23. Conhecer os mecanismos microscópicos de observação celular;
24. Diferenciar os principais tipos de membranas;
25. Determinar os principais componentes químicos das membranas celulares;
26. Compreender os principais mecanismos de transporte nas membranas;
27. Conhecer os mecanismos de pinocitose e fagocitose;
28. Identificar as seguintes organelas celulares: mitocôndrias, lisossomos, complexo golgiense, retículos endoplasmáticos, ribossomos, centríolos, cílios e flagelos, peroxissomos, hialoplasma, cariotéca, nucleoplasma, nucléolo e cromatina, entre outras estruturas;
29. Compreender as principais funções metabólicas desempenhadas pelos elementos do item anterior;
30. Conhecer a importância da divisão celular nos principais tipos de organismos vivos;
31. Perceber o comportamento da célula durante a divisão celular;
32. Reconhecer as principais etapas da divisão celular;
33. Diferenciar mitose de meiose;
34. Conhecer o processo de duplicação cromossômica;
35. Determinar as características da meiose e os fenômenos de mutação e permutação que nela podem ocorrer;
36. Compreender a importância da variabilidade genética;
37. Identificar os principais tipos de tecidos do corpo humano;
38. Conhecer as princi
pais características do câncer;
39. Compreender que o câncer é uma doença que apesar de genética pode ser evitada e ainda curada.
40. Identificar os principais órgãos reprodutores masculinos e femininos;
41. Reconhecer o papel das gônadas nos indivíduos adultos;
42. Perceber a constante interação entre os diversos tipos de organelas e tecidos;
43. Caracterizar as e entender as principais doenças sexualmente transmissíveis.
44. Reconhecer e avaliar o desenvolvimento tecnológico contemporâneo, suas relações com as ciências, seu papel na vida humana, sua presença no mundo cotidiano e seus impactos na vida social.
45. Reconhecer e avaliar o caráter ético do conhecimento científico e tecnológico e utilizar esses conhecimentos no exercício da cidadania.
46. Compreender a origem da vida e as teorias que fundamentam a mesma
CONTEÚDOS
1º BIMESTRE
O Que é Biologia
Níveis de organização dos seres vivos
Estudo das hipóteses sobre:
Origem do Universo
Origem da Terra
Origem da Vida
Áreas de Estudo da Biologia
O Método Científico
Substâncias inorgânicas
Água
Sais Minerais
Substâncias orgânicas
Vitaminas
Carboidratos
Lipídios

2º BIMESTRE
Proteínas/Enzimas
Ácidos Nucléicos
Teoria Celular
Organização celular (tipos e dimensões)
Transportes de Soluções na Célula

3º BIMESTRE
Estrutura celular: membranas – composição e função, citoplasma e organelas – estruturas e funções
Fotossíntese
Quimiossíntese
Respiração
Fermentação
Estrutura e função;
O dogma da biologia: duplicação, transcrição e tradução

4º BIMESTRE
Mitose
Meiose
Reprodução
O Desenvolvimento do Embrião
Anexos Embrionários
Tecidos Animais (epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso);
Tecidos Vegetais (embrionário, de proteção, arejamento, absorção, sustentação e condução).

 

1º ANO SERIADO
SEMESTRAL


COMPETENCIA E HABILIDADES
1.      Conhecer historicamente a biologia;
2.       Identificar as principais aplicações do conhecimento em biologia;
3.       Compreender os diversos níveis de organização dos seres vivos;
4.       Saber que os seres vivos podem ser classificados de acordo com muitos critérios;
5.       Reconhecer a célula como uma estrutura de vida semi-independente;
6.      Compreender os mecanismos de descoberta das células;
7.      Diferenciar células procarióticas de células eucarióticas;
8.      Identificar os principais componentes químicos das células;
9.       Conhecer os principais compostos que constituem um ser vivo;
10.   Compreender as principais funções dos componentes químicos de uma célula;
11.   Compreender as principais estruturas dos ácidos nucléicos;
12.  Conhecer o mecanismo da fotossíntese;
13.   Perceber a importância da produção energética durante a fotossíntese;
14.  Compreender o mecanismo da respiração celular;
15.   Identificar os principais meios de respiração encontrados entre os seres;
16.  Reconhecer a presença da membrana plasmática na celular;
17.  Determinar os principais componentes químicos das membranas celulares;
18.  Compreender os principais mecanismos de transporte nas membranas;
19.   Conhecer os mecanismos de pinocitose e fagocitose;
20.  Identificar as seguintes organelas celulares: mitocôndrias, lisossomos, complexas golgiense, retículos endoplasmáticos, ribossomos, centríolos, cílios e flagelos, peroxissomos, hialoplasma, cariotéca, nucleoplasma, nucléolo e cromatina, entre outras estruturas;
21.   Compreender as principais funções metabólicas desempenhadas pelos elementos do item anterior;
22.  Conhecer a importância da divisão celular nos principais tipos de organismos vivos;
23.   Perceber o comportamento da célula durante a divisão celular;
24.   Reconhecer as principais etapas da divisão celular;
25.  Diferenciar mitose de meiose;
26.  Conhecer o processo de duplicação cromossômica;
27.   Determinar as características da meiose e os fenômenos de mutação e permutação que nela podem ocorrer;
28.   Compreender a importância da variabilidade genética;
29.  Identificar os principais tipos de tecidos do corpo humano;
30.  Identificar os principais órgãos reprodutores masculinos e femininos;
31.  Reconhecer o papel das gônadas nos indivíduos adultos;
32.  Perceber a constante interação entre os diversos tipos de organelas e tecidos;
33.   Caracterizar as e entender as principais doenças sexualmente transmissíveis;
34.   Entender as diferentes funções dos tecidos no corpo humano;
 

CONTEÚDOS


1º BIMESTRE
    O Que é Biologia
Áreas de Estudo da Biologia
Níveis de organização dos seres vivos
Célula procariótica e célula eucariótica
Microscopia
Teoria Celular
Substâncias inorgânicas
Água
Sais Minerais
Substâncias orgânicas
Vitaminas
Carboidratos
Lipídios
Proteínas/Enzimas
Ácidos Nucléicos
Estrutura celular: membranas – composição e função, citoplasma e organelas – estruturas e funções
Transportes de Soluções na Célula

2º BIMESTRE
    Núcleo celular composição e função
O dogma da biologia: duplicação, transcrição e tradução
    Mitose
Meiose
Reprodução
O Desenvolvimento do Embrião
Anexos Embrionários
Tecidos Animais (epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso);

2º ANO SERIADO
SEMESTRAL

COMPETENCIA E HABILIDADES
1.Reconhecer a diversidade de seres vivos;
2. Perceber as principais interações entre os seres vivos;
3. Saber que podem existir diversas maneiras de se classificar os seres vivos;
4. Conhecer o atual sistema de classificação de seres vivos (sistema de Linneu);
5. Identificar os principais reinos;
6. Conhecer as características de um vírus;
7. Abordar as principais doenças causadas por vírus;
8. Compreender as principais características de um monera;
9. Caracterizar os elementos do reino protista;
10. Diferenciar evolutivamente os seguintes grupos vegetais:
· Algas;
· Briófitos;
· Pteridófitos;
· Gimnospermas;
· Angiospermas.
11. Perceber a função ecológica de cada grupo estudado;
12. Identificar aspectos evolutivos que marcaram a grande diversidade destes indivíduos;
13. Reconhecer as relações estabelecidas com o reino animal;
14. Identificar os principais tipos de vegetais de nossa região e do Brasil;
15. Compreender as principais características do reino fungi;
16. Compreender a função decompositora dos fungos e bactérias;
17. Caracterizar o reino Animmalia;
18. Identificar os principais grupos de animais;
19. Reconhecer os principais grupos de invertebrados;
20. Perceber entre os invertebrados, aspectos evolutivos que os fizeram atingir a categoria dos vertebrados;
21. Perceber as características que diferenciam e assemelham os grandes grupos de invertebrados;
22. Determinar o elo entre os vertebrados e os invertebrados;
23. Diferenciar os principais grupos de vertebrados;
24. Caracterizar cada grupo de vertebrados;
25. Identificar diferenças e semelhanças entre os grupos de vertebrados;
26. Perceber características evolutivas entre os principais vertebrados;
27. Determinar as principais relações estabelecidas entre os vertebrados e os demais grupos de seres vivos;
28. Compreender a distribuição dos animais na biosfera;
29. Conhecer a distribuição geográfica dos principais grupos de animais;
30. Reconhecer alguns animais em extinção;
31. Compreender a lógica na linha de extinção natural. 

CONTEÚDOS

1º BIMESTRE
Classificação dos seres vivos segundo Linneu;
Os principais táxons;
Características dos principais reinos;
 Identificação biológica de um vírus;
 As principais viroses;
 Características do reino monera;
 Doenças causadas por bactérias;
 Características dos protistas;
 Principais tipos de “algas” protistas;
 Principais grupos de protozoários;
 Doenças causadas por protozoários;
 Características dos fungos;
 A ação decompositora dos fungos e das bactérias;
 Mecanismos reprodutivos dos grupos estudados;

Características dos seguintes grupos de vegetais:
Algas;
Briófitas;
Pteridófitas;
Gimnospermas;
Angiospermas.
Aspectos evolutivos dos grupos;
 Importância de cada grupo na manutenção do equilíbrio ecológico;
Reprodução dos grupos de vegetais;
Os principais tipos de vegetais e fungos encontrados no nossa região;
Características dos principais tipos de doenças causados por vírus, protozoários, bactérias e fungos.
2º BIMESTRE
Características gerais dos animais;
Características dos seguintes grupos:
Poríferos;
Cnidários;
Platelmintos;
Nematelmintos;
 Anelídeos;
 Moluscos;
 Artrópodes;
 Equinodermes;
Características dos principais grupos de vertebrados:
Peixes: condríctes e osteíctes;
 Anfíbios: ápodes, anuros e urudelos;
 Répteis: ofídios, crocodilianos e quelônios;
 Aves: ratitas e carinatas;
Mamíferos: monotrêmatos, marsupiais, cirênios, quirópteros, carnívoros, artiodátilos, pecilodáctilos, roedores, edentados, proboscídeos e mamíferos;
Identificação de características evolutivas em cada grupo
;


3º ANO REGULAR
BIMESTRAL

COMPETENCIA E HABILIDADES

1. Rever os principais conceitos relacionados a reprodução;
2. Identificar os principais mecanismos de reprodução sexuada;
3. Compreender a gametogênese masculina e feminina;
4. Rever os processos de mitose e meiose;
5. Diferenciar células diplóides de células haplóides;
6. Conhecer as principais estruturas componentes do material genético;
7. Compreender a lógica dos trabalhos de Mendel;
8. Identificar as características dos trabalhos de Mendel;
9. Caracterizar a primeira lei de Mendel;
10. Conceituar genótipo e fenótipo;
11. Conhecer a segunda lei de Mendel;
12. Identificar dominância incompleta e co-dominância;
13. Perceber a teoria de alelos múltiplos associada ao sistema ABO;
14. Compreender as interações alélicas e não-alélicas;
15. Identificar gens dominantes de recessivos;
16. Reconhecer alguns dos mais importantes tipos de relações gênicas presentes no ser humano;
17. Conhecer a teoria cromossômica da herança;
18. Identificar a importância do “crossing-over”;
19. Compreender os mecanismos de permutação;
20. Construir mapas gênicos;
21. Identificar os cromossomos sexuais;
22. Conhecer a teoria da cromatina sexual;
23. Compreender as principais síndromes e aberrações cromossômicas;
24. Caracterizar a engenharia genética como uma ciência presente no nosso cotidiano;
25. Perceber a importância do cultivo de colônias de bactérias e vírus para a descoberta de inúmeras propriedades genéticas dos seres vivos;
26. Conhecer o mecanismo de clonagem de moléculas e células;
27. Compreender a teoria dos transgênicos;
28. Conhecer as principais teorias da origem da vida;
29. Compreender as leis da evolução da vida;
30. Identificar os trabalhos de Lamarck e Darwin;
31. Compreender o sistema de identificação de fósseis;
32. Perceber os conceitos de anatomia comparada;
33. Conhecer os principais fatores evolutivos;
34. Identificar a ação da evolução nas espécies;
35. Perceber a ação evolutiva na espécie humana;
36. Conceituar adaptação;
37. Compreender os mecanismos de seleção natural;
38. Identificar o mecanismo de especiação;
39. Conhecer as influências dos diversos tipos de isolamento sobre a evolução das espécies;
40. Caracterizar o surgimento dos grandes grupos de seres vivos;
41. Compreender a teoria dos elos perdidos;
42. Perceber o caminho evolutivo humano;
43. Identificar as características que marcam o homem moderno;
44. Conhecer os caminhos do homem para chegar a América.
45. Conceituar ecologia;
46. Inserir o ser humano no contexto ecológico;
47. Identificar os níveis de organização ecológica;
48. Conceituar: população, comunidade, ecossistema e biosfera;
49. Diferenciar cadeia de teia alimentar;
50. Conceituar energia e seu fluxo;
51. Ciclos dos principais elementos constituintes dos seres vivos;
52. Compreender a teoria da dinâmica das populações;
53. Conceituar simbiose, comensalismo e parasitismo;
54. Diferenciar relações intra e interespecíficas;
55. Conceituar sucessão ecológica;
56. Conhecer os grandes biomas terrestres e brasileiros;
57. Identificar os principais biomas aquáticos;
58. Conhecer as principais ações humanas na biosfera;

CONTEÚDOS

1º BIMESTRE
Idéias sobre hereditariedade;
Composição química dos cromossomos;
Mecanismos de duplicação cromossômica;
 Processos de divisão celular:
 Mitose: formação de células diplóides – somáticas;
Meiose: formação de células haplóides – reprodutoras;
História da genética;
Trabalhos de Mendel;
Definição de primeira lei de Mendel;
Determinação de genes recessivos e de genes dominantes;
Definição de genótipo e fenótipo;
Conceituação de hibridismo;
Noções de probabilidade;
 Definição de segunda lei de Mendel;
Conceituação de segregação independente;
Casos de dominância, dominância incompleta e co-dominância;
Definição de alelos múltiplos;
 Sistema ABO;
 Interações gênicas;

2º BIMESTRE
Teoria cromossômica da herança;
 Ligação gênica;
 Recombinação e permutação gênica;
 Mapeamento genético;
Determinação cromossômica do sexo;
 Os diversos tipos de cromossomos sexuais;
 Características de:
Síndrome de Down;
Síndrome de Turner;
 Síndrome de Klinefelter;
 Engenharia genética;
 Uso de bactérias e vírus em experimentos gênicos;
Teoria da clonagem molecular e celular;
 Teoria dos transgênicos;

3º BIMESTRE
Lei de Lamarck;
 Lei de Darwin;
 Comprovação da lei de Darwin pelos fósseis e pela anatomia comparada;
 Fatores evolutivos;
 Adaptação individual ou da espécie;
Seleção natural;
Especiação;
 Isolamentos e suas implicações evolutivas;
 Evolução do homem;
O surgimento do Homo sapiens;
Características do homem moderno;
4º BIMESTRE
Conceito de ecologia;
 Conceituação de população, comunidade, ecossistema e biosfera;
Teias e cadeias alimentares;
Produção e fluxo de energia;
Os principais ciclos da matéria;
Fenômenos relacionados a populações;
 Simbiose;
Relações e intraespecíficas: colônias e sociedade (harmônicas) e competição (desarmônica);
Relações interespecíficas: protocooperação, inquilinismo, comensalismo e mutualismo (harmônicas) e amensalismo, herbivorismo, predatismo e parasitismo (desarmônicas); Sucessão ecológica;
 Biomas terrestres:
Tundra;
Taigas;
 Florestas temperadas;
 Florestas pluviais tropicais;
 Campos;
Desertos;
 Biomas brasileiros:
 Floresta amazônica;
Mata atlântica;
Mata das araucárias;
 Cerrado;
 Campos;
 Caatinga;
Mata dos cocais;
Pantanal mato-grossense;
Biomas aquáticos;
Ação humana na biosfera.
 Conceito de ecologia;
 Conceituação de população, comunidade, ecossistema e biosfera;
Teias e cadeias alimentares;
Produção e fluxo de energia;
Os principais ciclos da matéria;



3º ANO SERIADO
SEMESTRAL

COMPETENCIA E HABILIDADE

1. Conhecer as principais estruturas componentes do material genético;
2. Compreender a lógica dos trabalhos de Mendel;
3. Identificar as características dos trabalhos de Mendel;
4. Caracterizar a primeira lei de Mendel;
5. Conceituar genótipo e fenótipo;
6. Conhecer a segunda lei de Mendel;
7. Identificar dominância incompleta e co-dominância;
8. Perceber a teoria de alelos múltiplos associada ao sistema ABO;
9. Compreender as interações alélicas e não-alélicas;
10. Identificar genes dominantes de recessivos;
11. Conhecer a teoria cromossômica da herança;
12. Identificar a importância do “crossing-over”;
13. Identificar os cromossomos sexuais;
14. Conhecer a teoria da cromatina sexual;
15. Compreender as principais síndromes e aberrações cromossômicas;
16. Conhecer as principais teorias da origem da vida;
17. Compreender as leis da evolução da vida;
18. Identificar os trabalhos de Lamarck e Darwin;
19. Compreender o sistema de identificação de fósseis;
20. Perceber os conceitos de anatomia comparada;
21. Conhecer os principais fatores evolutivos;
22. Compreender os mecanismos de seleção natural;
23. Identificar o mecanismo de especiação;
24. Conhecer as influências dos diversos tipos de isolamento sobre a evolução das espécies;
25. Conceituar ecologia;
26. Inserir o ser humano no contexto ecológico;
27. Identificar os níveis de organização ecológica;
28. Conceituar: população, comunidade, ecossistema e biosfera;
29. Diferenciar cadeia de teia alimentar;
30. Conceituar energia e seu fluxo;
31. Ciclos dos principais elementos constituintes dos seres vivos;
32. Compreender a teoria da dinâmica das populações;
33. Conceituar simbiose, comensalismo e parasitismo;
34. Diferenciar relações intra e interespecíficas;
35. Conceituar sucessão ecológica;
36. Conhecer os grandes biomas terrestres e brasileiros;
37. Identificar os principais biomas aquáticos;
38. Conhecer as principais ações humanas na biosfera;



CONTEÚDOS

1º BIMESTRE

História da genética;
Trabalhos de Mendel;
Definição de primeira lei de Mendel;
Determinação de genes recessivos e de genes dominantes;
Definição de genótipo e fenótipo;
Conceituação de hibridismo;
Noções de probabilidade;
 Definição de segunda lei de Mendel;
Conceituação de segregação independente;
Casos de dominância, dominância incompleta e co-dominância;
Definição de alelos múltiplos;
 Sistema ABO;
 Interações gênicas;
Teoria cromossômica da herança;
 Recombinação e permutação gênica;
Determinação cromossômica do sexo;
 Os diversos tipos de cromossomos sexuais;
 Características de:
Síndrome de Down;
Síndrome de Turner;
Síndrome de Klinefelter;
2º BIMESTRE
Lei de Lamarck;
 Lei de Darwin;
 Comprovação da lei de Darwin pelos fósseis e pela anatomia comparada;
 Fatores evolutivos;
 Adaptação individual ou da espécie;
Seleção natural;
Especiação;
 Isolamentos e suas implicações evolutivas;
 Evolução do homem;
O surgimento do Homo sapiens;
Características do homem moderno;
Conceito de ecologia;
 Conceituação de população, comunidade, ecossistema e biosfera;
Teias e cadeias alimentares;
Produção e fluxo de energia;
Os principais ciclos da matéria;
Fenômenos relacionados a populações;
 Simbiose;
Relações e intraespecíficas: colônias e sociedade (harmônicas) e competição (desarmônica);
Relações interespecíficas: protocooperação, inquilinismo, comensalismo e mutualismo (harmônicas) e amensalismo, herbivorismo, predatismo e parasitismo (desarmônicas); Sucessão ecológica;
 Biomas terrestres:
Tundra;
Taigas;
 Florestas temperadas;
 Florestas pluviais tropicais;
 Campos;
 Desertos;
 Biomas brasileiros:
 Floresta amazônica;
 Mata atlântica;
 Mata das araucárias;
 Cerrado;
 Campos;
 Caatinga;
Mata dos cocais;
Pantanal mato-grossense;
Biomas aquáticos;
Conceituação de população, comunidade, ecossistema e biosfera;
Teias e cadeias alimentares;
Produção e fluxo de energia;
Os principais ciclos da matéria;
Fenômenos relacionados a populações;


AVALIAÇÃO

                  O processo avaliativo, como é de ciência dos educadores, vem sendo incrementado por novos modelos e metodologias que buscam transformar a avaliação que para muitos é um meio de repressão num mecanismo de análise de todo o processo de aprendizagem, servindo de termômetro para todos os envolvidos. 
                   Porém não podemos ficar apenas no termômetro que sinaliza o problema, mas no medicamento que cura e melhor ainda, no que previne para que não precisemos medicar.

                 A avaliação em Biologia, como em qualquer disciplina curricular é uma constante e se constituirá dos seguintes elementos:
-Assiduidade;
- Uso de vídeos, DVDs de conteúdo didático (TV Escola);
- Utilização da sala de informática e dos recursos de software e hardware disponíveis;
- Leitura e interpretação de textos complementares ao livro didático;
- Elaboração de esquemas-resumo;
- Organização de trabalhos entregues on-line ou de forma escrita;
- Elaboração e explicação oral de trabalhos utilizando recursos visuais powerpoint;
- Correlação interdisciplinar em determinados assuntos;
- Provas escritas.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICA E LEITURAS RECOMENDADAS
AMABIS, José Mariano & MARTHO, Gilberto Rodrigues. Fundamentos da Biologia Moderna. 2. ed. Volume 1,2,3. São Paulo: Moderna. 2004
PAULINO, Wilson Roberto. Biologia. São Paulo: Ática. 2000.
LOPES, Sônia & ROSSO, Sergio 1 ed Saraiva. Volume único, 2005.
CARVALHO, Wanderley, Biologia em foco, Volume único – São Paulo 2002.
BRITO Elis Avancini & FAVARETTO, José Arnaldo. Biologia, uma abordagem evolutiva e ecológica. São Paulo: Moderna. 1997.
SOARES, José Luis. Biologia. São Paulo: Scipione. 1999.
CÉSAR da Siva Júnior, SEZAR, Sasson. – 8. Ed São Paulo; Saraiva 2005 volumes 1, 2, 3.


ESTRATÉGIA

- Aulas expositivas para a fundamentação de conteúdos teóricos;
- Dinâmica em grupo visando associar idéias e discuti-las;
- Promoção de debates visando interação e troca de informações;
- Apresentação de seminários o que possibilita o aluno (a) adquirir habilidades e desenvoltura;
- Pesquisas bibliográficas e na internet;
- Painel integrado com exposição de trabalhos;
- Visitas a laboratórios em instituição privada;
- Confecção de material didático quando necessário;
- Trabalho com textos complementares para enfatizar o habito de leitura;
- Realização de práticas experimentais;
- Utilização de PowerPoint para melhor entendimento e amplitude dos conhecimentos;
- Aulas de vídeos com temas associados ao assunto trabalhado;
- Entre outras estratégias.

О presente плано де еншино фои ретирадо до сите цом алгумаш модифићаçõес http://profniltonbrunotomelin.blogspot.com/2010/02/plano-de-ensino-de-biologia.html

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